Nevralgia do Trigémio

A Nevralgia do Trigémio é um distúrbio neuropático do V nervo craniano - o nervo trigémeo que causa episódios de dor intensa na zona facial, lábios, olhos, nariz, mandíbula, testa e até mesmo no couro cabeludo. Este distúrbio provoca dores lancinantes em episódios que podem ter a duração de alguns segundos ou até dois minutos aproximadamente. As crises podem repetir-se até uma centena de vezes ao dia, tornando-se incapacitantes para quem sofre desta patologia. Uma crise pode ser deflagrada por algo tão simples como a mastigação, o escovar dos dentes ou até mesmo o sorrir.

A Nevralgia do Trigémeo afecta principalmente indivíduos em idade adulta, mais frequentemente as mulheres e em particular os idosos.

A causa mais comum desta patologia é a existência de uma artéria "mal situada" que comprime o nervo trigémeo próximo do local onde este emerge do cérebro. A Nevralgia do Trigémeo pode também ser causada pela presença de esclerose múltipla, mais raramente por lesão por herpes zoster ou pela compressão causada pela existência de um tumor.

A Terapia de Bowen pode ajudar na resolução e no alívio da dor causada pela Nevralgia do Trigémeo criando, entre outros efeitos benéficos, mais espaço no tecido conjuntivo e uma melhor irrigação sanguínea.

Mais informações AQUI