Dor de costas

A dor de costas é um dos problemas de saúde mais comuns na nossa sociedade e tem vindo a atingir proporções quase "epidémicas".

Estima-se que 80% dos adultos sofre pelo menos um episódio de dor nas costas em algum momento da sua vida, que uma em cada cinco pessoas vai ao médico pelo menos uma vez por causa da dor de costas e que em quase todas as famílias há pelo menos um elemento que sofre desta patologia. Este problema atinge todas as faixas etárias e não está de todo limitado a pessoas idosas, pessoas portadoras de patologias e lesionadas. Pode afectar todos, incluindo crianças e jovens em idade escolar.

Sendo um sintoma extremamente doloroso e incómodo, leva quem o tem, muitas vezes,  a faltar ao trabalho ou à escola bem como a ver afectado de forma drástica o seu quotidiano e a sua qualidade de vida.

Existem muitas teorias acerca dos vários tipos de dor de costas e muitas delas apontam para uma consequência do nosso estilo de vida moderna, onde grande parte do tempo é passado sentado, à frente de um computador, na maioria das vezes com uma má postura, e à diminuição cada vez maior do tempo que o ser humano dedica à mobilidade.

O nosso corpo foi projectado para se mover, para mudar de posição com frequência. Não para passar horas por dia, ao longo de semanas e anos, com pouco ou quase nenhum movimento o que causa inevitavelmente problemas nas costas.

Assim, é aconselhável fazer caminhadas e pequenas pausas ao longo do dia caso passe muito tempo sentado.

No entanto, se tem um problema de dor de costas saiba que a Terapia de Bowen pode ter a solução.

Mais informações em www.filipataipina.com